sábado, 29 de maio de 2010

História de Teixeira de Freitas


A emancipação do município de Teixeira de Freitas foi estabelecida pela Lei 4.452 de 9 de maio de 1985. A instalação se deu em 1º de janeiro de 1986. A área do município é de 1.157,4 km². A história da cidade, embora recente, guarda aspectos pitorescos e valiosos que auxiliam a analisar a situação socioeconômica atual no município. Vários destes aspectos foram relatados por antigos moradores e, entre eles o fato de que em 1965/66 já existiam vários núcleos que, embora vizinhos, pertenciam a municípios diferentes: é o caso de Vila Vargas, Jerusalém, São Lourenço e do bairro rural Duque de Caxias, que pertenciam ao município de Caravelas. Monte Castelo, Bairro da Lagoa (onde está o shopping Teixeira Mall Center) e Buraquinho pertenciam a Alcobaça. Teixeira de Freitas foi criado com o desmembramento de terras de Alcobaça e Caravelas.
O povoado de Teixeira de Freitas teve sua origem em consequência do grande volume de madeira de lei existente na região, o que proporcionou a formação de casas, criando assim, o povoado, que mais tarde foi denominado São José de Itanhém, por ficar próximo à margem esquerda do rio Itanhém.
Porém há relatos de que já na década de 50, quando ainda havia matas virgens no local onde hoje se situa Teixeira de Freitas, chegaram Hermenegildo Félix de Almeida, Atila Nunes, Tarcísio Antunes e José Júlio de Oliveira, iniciando o desmatamento; posteriormente, a firma Eleosíbio Cunha construiu um acampamento coberto de palhas, dando início à extração de madeira. Mais tarde chegaram para fixar residência no dito povoado Joel Antunes, Manoel de Etelvina, Aurélio José de Oliveira, Duca Ferreira e a família dos Guerra.
Em 14 de abril de 1958, na capela de São Pedro, foi celebrado o primeiro casamento religioso, sendo o celebrante o Frei Olavo e nubentes Aurélio José de Oliveira e Izaura Matias de Jesus.
Devido ao bifurcamento das estradas de rodagem Alcobaça e Água Fria, hoje cidade de Medeiros Neto e o povoado de São José de Itanhém ao porto de Santa Luzia, no município de Nova Viçosa, sendo esta a última rodagem de propriedade da firma madeireira Eleosíbio Cunha, o povoado de São José de Itanhém era conhecido popularmente como “Povoado Perna Aberta”, hoje no centro de Teixeira de Freitas, as antigas rodagens estão localizadas na Avenida Marechal Castelo Branco e rua Princesa Isabel, fazendo sua junção na esquina da Casa Barbosa.
Com o grande comércio de madeira de lei, o povoado se desenvolveu bastante, atraindo comerciantes, agricultores e pecuaristas de outras regiões, entre eles Egberto Rabelo Pina , Alcenor Barbosa , José Alves Pereira este último morador da rua Princesa Isabel desde o ano 1964, pai de uma das mais conhecidas pedagogas da região Prof Deyse Maria pereira Santana.
Com a morte do ilustre baiano e estatístico Mário Augusto Teixeira de Freitas, o idealizador e organizador do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o governo achou por bem prestar-lhe uma homenagem póstuma, tendo os chefes das agências de estatísticas recebido ordens da direção central do IBGE no sentido de propor junto aos prefeitos de cada município que fosse dado o nome de Teixeira de Freitas a um logradouro. Em 1957, o então chefe das agências de estatísticas de Alcobaça, Miguel Geraldo Farias Pires, em cumprimento às determinações emanadas da Inspetoria do IBGE na Bahia solicitou oficialmente à Prefeitura e Câmara de Alcobaça a homenagem póstuma ao baiano Teixeira de Freitas, dando o nome dele ao Povoado de São José de Itanhém, o que foi bem aceito pelo Executivo e Legislativo de Alcobaça.
Mesmo sem contar com qualquer infra-estrutura, inclusive energia elétrica e vias de acesso razoáveis, estes núcleos atraíram contingentes migratórios consideráveis e, no ano de 1980 Teixeira de Freitas era um expressivo centro regional, com mais de 60.000 habitantes, sem ainda ser emancipado politicamente.
Fonte: Wikipédia

1 comentários:

Anônimo disse...

Estou a procura de algum dado que possa me levar a origem de minha familia.
Sei que João Carlos Greenhalgh foi um engenheiro agrimensor, que em 1874
estava a serviço do presidente da província de Santa Catarina.
De 1881 a 1882 era engenheiro fiscal da Estrada de Ferro Donna Thereza Christina (EFDTC), sendo proprietário de terras em Oratório, no atual
município de Orleans, pelas quais passaram os trilhos da estrada de ferro.
Foi feito um estudo por ele na Bahia em 1860 que indicaria Cascavel para a nova sede da provincia.
Carlos Othon Schlappal auxiliou o engenheiro Charles Mitchell Smith Leslie, juntamente com o também engenheiro João Carlos Greenhalgh, na medição das terras do patrimônio dotal da Princesa Isabel, resultando na criação da
Colônia Grão Pará.
Trabalhou na construção da estrada de ferro que ligava Mossóro ao porto de navios 17/12/1870 e na construção da estrada de ferro entre Natal e Ceara-mirim em 1872. João carlos era socio da estrada de ferro Ceara-Mirim.Trabalhou também na construção da ferrovia inglesa Natal-Nova cruz 1882.
Casou-se em Laguna com Amélia Bessa Greenhalgh filha de Antônio José de Bessa e de Florinda da Conceição Teixeira Nunes, esta última neta de João Teixeira Nunes.

Guilherme Greenhalgh
No início do ano de 1876, a Câmara de Vereadores da iminente Vila de Santa Maria da Boca do Monte, requer do império a legitimação de suas terras e a discriminação das terras públicas e devolutas das particulares. É contratado para a medição das terras o engenheiro Guilherme Greenhalgh que apresentou
ao Governo Geral a possibilidade de uma colônia imigrantista, além das três que se iam definindo no nordeste do RS.
Trabalhou na construção da estrada de ferro Bahia-Minas.
Os estudos da linha férrea entre Niterói e Porto Marinho foram entregues a ele por volta de 1890.
O Mapa da ex-Colônia Silveira Martins, em 1885, elaborado pelo engenheiro Guilherme Greenhalgh e a demarcação dos lotes inicialmente foi feita por ele tb.
Guilherme Greenhalgh,teve o cargo de chefe da commissão de estudos da Estrada de Ferro do Timbo a Pronria.
Sei que um Greenhalgh morou em Nanuque pe por um bom tempo e que tem Greenhalgh´s que moram em Teixeira de Freitas.
Infelismente não consegui nenhum dados além desses.
Se tiver algum dado relacionado aos Greenhalgh´s ficaria muito grata se me enviasse.
Meu e-mail: raygreenhalgh@hotmail.com
Qualquer dado novo será muito bem vindo.
Desde já agradeço a atenção.

Postar um comentário