domingo, 30 de maio de 2010

Exploração sexual de crianças e adolescentes



“Faça bonito, denuncie” sob esse tema, a Secretaria de Assistência Social de Teixeira de Freitas/BA, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e em parceria com a Comissão de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes realiza ações de educação, reflexão e conscientização da sociedade em repúdio aos abusos e explorações sexuais que muitas crianças sofrem no município. Em 30 de abril de 2010, foi realizado um seminário, em 16 de maio, houve show e apresentação cultural na Praça da Bíblia e em 18 de maio houve uma passeata pelas principais ruas e avenidas da cidade. Essas mobilizações são alusivas ao dia 18 de maio- Dia Nacional de Luta contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Em Teixeira de Freitas, a Comissão de Enfrentamento é formada por representantes da sociedade civil, incluindo igrejas e entidades do município, como Secretarias, Ministério Público, Juizado da Infância e Juventude, Polícias Civil e Militar, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente (Condeca) entre outros. Essa comissão é responsável por mobilizar a sociedade junto ao CREAS e focar em meios de combater o problema.

O CREAS de Teixeira de Freitas costuma realizar ações neste sentido três vezes ao ano, sendo uma em dezembro, uma em maio e outra na metade do ano. Segundo a atual coordenadora do CREAS em Teixeira de Freitas, Quitéria Rodrigues Costa, entre janeiro e abril de 2010, foram denunciados 46 novos casos, só no município, um número que deixa o CREAS com grande demanda, segundo ela. “Às vezes nos questionamos se são os casos que estão aumentando, ou se são as pessoas que estão denunciando mais”, diz Permíndio Filho, presidente do CONDECA Teixeira de Freitas.

Permíndio complementa dizendo que as denúncias são muito importantes, mas que tão importante quanto denunciar é ter mecanismos para responder a essas situações, “a Cláudia tem feito um belíssimo trabalho quanto a isso à frente da pasta”, falou ele em relação ao trabalho da atual secretária de assistência social do município, Cláudia Pereira.

O Governo Federal disponibiliza importantes canais de denúncia, como o disque 100 e agora mais recente e ainda em fase de implantação o Portal Cipia, pelo endereço eletrônico www.cipia.org.br. Tanto o Condeca, quanto o Ministério Público e Juízes terão senhas para verificarem as denúncias e os trabalhos feitos acerca de cada caso, além disso, o próprio denunciante poderá verificar o andamento dado às denúncias.

Caminhada marca Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual em Teixeira de Freitas

A caminhada realizada em Teixeira de Freitas, em 18 de maio de 2010, foi uma iniciativa do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e da Comissão Municipal de Enfrentamento a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

Às 09h uma aglomeração de pessoas vestidas em camisetas alaranjadas e tremulando banderolas já estava reunida na Praça da Prefeitura, pouco tempo depois, já em maior número, os manifestantes da boa causa tomaram as ruas. Ao som da música de Roberto Carlos e Erasmo, “É preciso saber viver” e de alertas como: “Esquecer é permitir, lembrar é combater”, a passeata seguiu e foi assim até chegar à Praça dos Leões ponto de encerramento da mobilização.

A comissão

A Comissão Municipal de Enfrentamento é composta pelo Juizado da Infância e Adolescência, Ministério Público, Promotoria da Infância e Juventude, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), Conselho Tutelar, Defensoria Pública, Pastoral da Criança, Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Delegacia da Mulher (DEAM), Polícia Militar, Pastoral da Juventude, Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo, Igreja Batista Central, Espaço Cultural da Paz, Casa da Criança Renascer, Universidade do Estado da Bahia (UNEB campus X), Faculdade Pitágoras, Faculdade do Sul da Bahia (FASB), Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), Câmara de Vereadores, Diretoria Regional de Ensino (DIREC 09) e Associação Asas da Esperança e Liberdade (Aselias).


Reportagens extraídas do Sul Bahia News

Textos: Michele Ribeiro

0 comentários:

Postar um comentário