sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Esporte elitizado conquista desportistas teixeirenses


O tênis é um esporte de origem francesa e praticado em quadras geralmente abertas e de superfícies sintéticas, cimento, relva ou saibro. Geralmente é disputado por uma ou duas duplas. Esse esporte até então praticado pelas elites e popularizado por Guga, o maior tenista brasileiro, enfim chega a Teixeira de Freitas, conquistando atletas de todas as idades. A primeira quadra foi construída em 2008 e, hoje, com 12 quadras, conta com quase 800 alunos inscritos.
Apesar de não ser barato construir quadras de tênis, ele tem se multiplicado em nossa cidade. Hoje já temos três empresas voltadas para o esporte: Calil Tênis Camping no espaço Alessandro Gol, com duas quadras; TTC - Teixeira Tênis Clube, em frente ao Colégio Integração, com quatro quadras, e o Planeta Tênis, em frente ao Posto Ipiranga BR-101, com quatro quadras e mais duas em fase de construção. As duas primeiras no bairro Monte Castelo e a terceira no bairro Jerusalém. Todas elas de saibro, uma superfície de terreno que mistura argila e areia.

O público alvo é bem amplo, tendo como idade mínima cinco anos e máxima o que o corpo permitir, reservados os cuidados adequados para cada idade. Segundo Flávia Freire, professora do Calil Tênis, só nesse fim de semana praticantes do esporte trouxeram oito troféus, participando de torneios em cidades circunvizinhas. Ainda segundo ela, dentre seus alunos se destaca Kawã Freire, de nove anos de idade, que já conquistou 22 títulos pela Bahia e foi campeão do Torneio Brasileiro no Rio de Janeiro, categoria Play Stay, para crianças de até 10 anos de idade.
Sempre há torneios em Teixeira de Freitas, porém o mais famoso é o Teixeira Open de Tênis no TTC. Este fim de semana tem um torneio no Planeta Tênis com pontuação para o ranking baiano. O esporte é regulamentado pela FBT - Federação Baiana de Tênis e CBT - Confederação Brasileira de Tênis.

Segundo Sandro Marques, publicitário e atleta, o esporte não é tão elitizado assim. “Hoje com a estabilidade econômica, pode-se comprar uma raquete excelente por R$ 400,00 e dividir em 10 vezes. Se houvesse quadras públicas o esporte poderia ser mais popular, já que a locação pode pesar no bolso do atleta”. O atleta também precisa adquirir calçado apropriado, uma raquete e alguns acessórios que dependerá da característica, idade e estágio de cada um.

Texto Rubens Floriano
Fotos João Pereira

0 comentários:

Postar um comentário